Preparar a leitura expressiva: conselhos e sugestões

Para melhorares a tua leitura expressiva podes seguir alguns destes conselhos e sugestões.

Não deves esquecer uma regra de ouro: a leitura bem feita não cai do céu, treina-se regularmente, todos os dias! Sem trabalho, nada se consegue e quem lê bem trabalhou muito antes de conseguir cativar-nos com a sua leitura!

Conselhos / Sugestões:
  • ler o texto cuja leitura expressiva se está a preparar apreciando o seu sentido, a sua mensagem, esclarecendo todos os vocábulos desconhecidos (não se pode ler bem um texto cuja mensagem não se compreende!!!)
  • quando desconheceres a pronúncia de alguma palavra e não puderes esclarecer a tua dúvida com alguém (professor, familiar...), consulta um dicionário que tenha a transcrição fonética das palavras. Nem todos os dicionários têm essa descrição que te é explicada neste sítio http://cvc.instituto-camoes.pt/cpp/acessibilidade/capitulo2_1.html, mas atualmente a INFOPEDIA  já a disponibiliza online, como podes ver clicando aqui. A PRIBERAM também fornece algumas informações sobre a pronúncia que te podem ajudar. Há ainda um sítio que te pode ajudar na pronúncia das palavras https://pt.forvo.com/languages/pt/
  • no sítio https://www.youtube.com/ podes pesquisar textos e poemas, lidos e declamados, que muitos ali colocam e que te podem inspirar.
  • no sítio CIBERDÚVIDAS DA LÍNGUA PORTUGUESA podes colocar as tuas dúvidas sobre o português, nomeadamente sobre a pronúncia (também podes ler muita informação nessa base da nossa língua).
  • compreendido todo o texto e esclarecidas todas as dúvidas (desde o significado até à pronúncia passando pela mensagem global), podes começar a treinar diariamente, ie todos os dias, a leitura expressiva. Lê no quarto em voz alta, lê aos teus pais e irmãos, pede-lhes a opinião... e por que não gravar no computador e ouvires com espírito crítico a tua leitura?

E as sugestões ficam por aqui. Se tiveres alguma que queiras partilhar com os teus colegas, não hesites em dá-la a conhecer e será aqui publicada! Bom trabalho!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário