UMA GRELHA PARA A AVALIAÇÃO DA LEITURA EXPRESSIVA
Escala
de avaliação: 1 (insuficiente), 2 (Suficiente), 3
(Bom), 4 (Muito Bom)
A
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B
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C
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D
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E
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dicção/articulação
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voz (tom e colocação)
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fluência
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entoação
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ritmo
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ALUNO
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Explicação dos
critérios:
Dicção /
Articulação:
maneira de dizer ou de pronunciar,
tem de haver clareza (devemos
ler respeitando a maneira de dizer, de articular bem as palavras; é preferível
ler devagar e articulando bem do que ler depressa sem articular devidamente);
Voz (tom e
colocação):
A
voz tem de ser audível, tem de ter qualidade sonora. A colocação de voz diz
respeito ao uso correto da voz: quando
fazemos, por vezes, uma leitura expressiva, precisamos controlar o tempo de
entrada e saída do ar. Precisamos dosear a saída do ar conforme a extensão das
frases e a inspiração também deve surgir num momento preciso, de acordo com a
pontuação do texto. Na leitura em voz alta, é preciso economizar o sopro na
expiração e evitar a exaustão completa, libertando-nos da horrível falta de
folgo. Para isso, temos a pontuação que nos dá a possibilidade de renovar
frequentemente a provisão de ar. A respiração pode ser feita de acordo com as
seguintes normas:
- Vírgula ______________________1/4 de respiração
- Ponto e vírgula_________________1/2 de respiração
- Dois pontos ___________________1/2 de respiração
- Ponto ________________________respiração completa
A duração das pausas depende também da
expressão, da sensibilidade e da inteligência de quem lê, que podem determinar
a pontuação e as pausas a fazer.
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Fluência:
facilidade de expressão; espontaneidade.
Este critério tem a ver com a expressividade com que se lê, a leitura deve
ter vivacidade, ser enérgica; não se deve ler com um tom monocórdico, monótono.
Entoação:
é o modo de emitir um som vocal, dando modulação ao que se diz ou canta.
A boa entoação tem de estar em concordância
com a
pontuação (os sinais gráficos usados para indicar as pausas, as divisões de um
texto, determinadas relações sintáticas e a entoação de certas palavras)
Ritmo:
Diz
respeito à sucessão de sílabas tónicas e acentos prosódicos que agradam ao ouvido
e devem ser respeitados.