Avaliação da leitura expressiva





UMA GRELHA PARA A AVALIAÇÃO DA LEITURA EXPRESSIVA


Escala de avaliação: 1 (insuficiente), 2 (Suficiente), 3 (Bom), 4 (Muito Bom)


 
A
B
C
D
E
 
dicção/articulação
voz (tom e colocação)
fluência
entoação
ritmo
ALUNO
 
 
 
 
 


 


Explicação dos critérios:


Dicção / Articulação:


maneira de dizer ou de pronunciar, tem de haver clareza (devemos ler respeitando a maneira de dizer, de articular bem as palavras; é preferível ler devagar e articulando bem do que ler depressa sem articular devidamente);


 


Voz (tom e colocação):


A voz tem de ser audível, tem de ter qualidade sonora. A colocação de voz diz respeito ao uso correto da voz: quando fazemos, por vezes, uma leitura expressiva, precisamos controlar o tempo de entrada e saída do ar. Precisamos dosear a saída do ar conforme a extensão das frases e a inspiração também deve surgir num momento preciso, de acordo com a pontuação do texto. Na leitura em voz alta, é preciso economizar o sopro na expiração e evitar a exaustão completa, libertando-nos da horrível falta de folgo. Para isso, temos a pontuação que nos dá a possibilidade de renovar frequentemente a provisão de ar. A respiração pode ser feita de acordo com as seguintes normas:


  • Vírgula ______________________1/4 de respiração
  • Ponto e vírgula_________________1/2 de respiração
  • Dois pontos ___________________1/2 de respiração
  • Ponto ________________________respiração completa


A duração das pausas depende também da expressão, da sensibilidade e da inteligência de quem lê, que podem determinar a pontuação e as pausas a fazer.


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Fluência:


facilidade de expressão; espontaneidade. Este critério tem a ver com a expressividade com que se lê, a leitura deve ter vivacidade, ser enérgica; não se deve ler com um tom monocórdico, monótono.


 


Entoação:


é o modo de emitir um som vocal, dando modulação ao que se diz ou canta. A boa entoação tem de estar em concordância com a pontuação (os sinais gráficos usados para indicar as pausas, as divisões de um texto, determinadas relações sintáticas e a entoação de certas palavras)


 


Ritmo:


Diz respeito à sucessão de sílabas tónicas e acentos prosódicos que agradam ao ouvido e devem ser respeitados.